"Se eu te pudesse dizer
o que nunca te direi,
tu terias que entender
aquilo que nem eu sei."
Fernando Pessoa

segunda-feira, 8 de maio de 2017

livros

...para os dias que se avizinham.

sempre gostei de pessoas fora do formato. na maioria dos casos são pessoas que conseguem criar, acrescentar algo, e com esse algo dar prazer aos outros. por norma, usaram drogas e álcool para fugirem da realidade que será sempre pequena para eles, para poderem criar para si próprias e depois dar aos outros.

admiro esta rebeldia, é isso.

Apetites, Anthony Bourdain

 Histórias de loucura normal,
Charles Bukowski








15 comentários:

  1. Dois estranhos ímpares. No ponto, meu caro.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo obrigado

      Por aqui a azáfama é grande, mas em modo muito tranquilo. Já fui ver o mar, e comprar bivalves, bem cedo. Desenham-se listas de compras para as receitas do Bourdain, abre-se vinho tinto. Aguarda-se a calma da tarde para ver a realidade a cru de Bukowski :)

      Eliminar
  2. Gosto desse exceder a norma na arte, mas, confesso, tenho alguma dificuldade em lidar com ela no quotidiano palpável.
    Aprecio Bukowski.
    Boa semana, conta corrente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo. Mas os grandes, os que fazem a diferença ignoram o chamado quotidiano palpável.

      Eliminar
  3. É nas mentes fora do mundo dito normal que se encontram, talvez, as mais belas criações da humanidade!

    bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se repararmos bem é sempre como dizes.

      Bom dia

      Eliminar
  4. Alimento para o corpo e para a alma!... :)
    Pergunto-me sempre como é que ele consegue ingerir aquela quantidade astronómica de alimentos -- e de coisas estranhas também. Onde mete Bourdain, afinal, tanta comida?
    [uma fã confessa do chef A.B. e do No Reservations]
    Bom Dia, conta corrente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Té :)
      É de longe o Chef mais interessante que anda por aí, e as suas viagens nos programas da TV fantásticas. Depois de uma vida conturbada foi Chef no Les Halles famoso restaurante francês em NY, que é de um português, e cujo o livro de receitas é divino. Sim o chef Bourdain tem escola clássica francesa. E tem um livro magnífico: "ode ser informativo, bem como perversamente engraçado. Bourdain é hilariante quando nos aconselha sobre o que devemos pedir em restaurantes e quando o fazer. Por exemplo, aprendemos que nunca devemos comer peixe às segundas-feiras, evitar o brunch de domingo e nunca pedir qualquer tipo de carne bem-passada. E se algum dia virmos um cartaz que diga «Desconto Sushi», devemos, se formos inteligentes, fugir para o lado oposto o mais rápido que conseguirmos.

      Um banquete deliciosamente divertido e encantadoramente chocante de fascinantes e verdadeiros contos da vida no negócio da restauração pela mão do chef Anthony Bourdain.

      O livro Cozinha Confidencial é um relato surpreendentemente bem escrito do que é realmente a vida nos «recantos escuros do submundo da restauração». Ao descrever o ambiente de algumas das mais famosas cozinhas do mundo, Bourdain diz tanto mal de si como diz dos outros."

      Eliminar
    2. Neste pequeno resumo fiquei a saber que estou em sintonia com Bourdain;
      - não comer peixe às segundas (raramente à 2ª é fresco)
      - "desconto sushi", fugir para o lado oposto (é para "despachar" o que se calhar está em fim de prazo)
      Agora quanto à carne não podia estar mais em desacordo. Eu pessoalmente por uma questão de gosto não aprecio carne mal passada, não consigo comer. Quando faço o pedido saliento, tenho esse cuidado, que é bem passada, caso contrário devolvo o prato.
      Faz-me imensa impressão ver chefs/cozinheiros -- programas como por exemplo o MasterChef -- em que é prática corrente servirem as carnes (e não falo de vitelas falo de aves, de porco,...) muito mal passadas, ainda com aquele aspecto de cru por dentro. É horrível.
      É horrível para mim que sou esquisita! :)

      Eliminar
    3. Se é esquisita :) tem de ler o Cozinha Confidencial do Anthony Bourdain!

      Deduzi que gosta de guisados e estufados, onde a carne cozinha lentamente :)

      Eliminar
    4. Não, nem por isso (os guisados e os estufados).
      Refiro-me a assados no forno, a carne frita ou grelhada, a Fondue de Carne, a carne/naco na pedra,...Tudo bem passado! :) mas sem chegar a esturricado, claro, só bem passado.
      Esquisitices minhas! :)

      Eliminar
  5. belíssimas escolhas, CC :)

    BOA SEMANA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura, obrigado, são mesmo:)

      Boa semana beijinhos

      Eliminar
  6. Bukowski é dos meus loucos favoritos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana A. :)
    Eu diria irresistivelmente louco!

    ResponderEliminar