"Se eu te pudesse dizer
o que nunca te direi,
tu terias que entender
aquilo que nem eu sei."
Fernando Pessoa

terça-feira, 21 de março de 2017

cotão




Eu já desconfiava. A D. Manuela passa-me as camisas como ninguém. Arruma e desarruma na mesma proporção. Se se visse o que ela me fez quando limpou o pó ao livros... ainda estão como deixou, capas para cima, outras para baixo, lombadas para à esquerda, à direita ou de pernas para o ar. Mas é a D. Manuela, e eu preciso dela, muito. Eu já desconfiava. Ela aspira, mas não debaixo da cama. Enchi-me de coragem, e armei-me de aspirador em punho. Baixei-me e espreitei debaixo da cama. Susto!

É lá que estão sentimentos meus. 
É lá que estão sonhos teus. 
É lá que está o nós.
O que sobrou...
Coisas que deixaste, boas e más. 
Eu só lá tenho más. 
Tu deixaste tudo, bom e mau.

Com pressa guardei tudo AQUI
Talvez te faça uma cópia da chave
Afinal, vais querer recordar

A D. Manuela não vai sair com pés de lã desta. Mas faz-me falta. Faz. Nem o dia acontece sem a D. Manuela. Gosto muito dela.



cotão | s. m.

co·tão
(francês coton)

substantivo masculino

1. Pêlo que soltam os panos.

2. Lanugem de certos frutos.

3. Filamentos que se juntam debaixo das camas, dos móveis, no fundo dos bolsos, entre as costuras da roupa, etc.

14 comentários:

  1. Casa sem cotão é como jardim sem flores :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) estou a descobrir

      Faz parte das nossas vidas, o cotão :)

      Eliminar
  2. Tenho de ir espreitar debaixo da cama.
    Interessante o teu texto, cc!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De tempos a tempos devemos fazê-lo.

      Estão lá coisas fantásticas!

      Eliminar
  3. Se der para arrastar a cama um pouco para o lado, ela vai perceber sem precisar de muita explicação. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh coitada da D. Manuela :)

      Se calhar é melhor assim... Podia mudar a cama de sítio!

      Eliminar
  4. debaixo da cama estão os sonhos que não cabem no nosso coração. :)

    deixo-te um beijo, CC. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se fossem só sonhos...

      há vidas sabes?

      Beijo violin girl :)

      Eliminar
  5. e há cotão que transporta beijos e memórias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda não encontrei o ir transporta beijos...

      Eliminar
  6. O Cotão deve ser, se calhar, o que deixamos cair e não guardamos. Depois encontramos sem procurar. Nem tudo é bom mas caiu das nossas mãos. São pedaços de tempo. Dizem que a primavera é a altura das grandes limpezas. Não sei se as camas foram informadas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim estava lá muito por guardar.

      Não me sinto forte para grandes limpezas... Não. Talvez com chegada do sol.

      Eliminar
  7. Eu, às vezes, também tenho receio de espreitar por baixo da minha cama. E não é só por causa da minha D. Manuela :)

    Muito bonito, CC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mas de quando em quando convém espreitar :)

      Eliminar