"Se eu te pudesse dizer
o que nunca te direi,
tu terias que entender
aquilo que nem eu sei."
Fernando Pessoa

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

a sorrir

Frank Sinatra 
Monte Carlo, 1958,
by Herman Leonard  

Pega na sua melhor caneta de aparo. Abre o seu caderno preto, tipo Moleskine. O aparo encosta no papel de boa gramagem, um ponto preto cresce. Levanta a cabeça e pela janela mira o céu estrelado. Esta semana trouxe frio, mas também um azul de dia e um negro salpicado de estrelas à noite. O CC sorri. Ao ver as estrelas, recorda que 2016 foi um ano com estrelas na sua vida. O novo amigo cantor, e segundo ele, um fantástico escritor da vida dos outros. A mulher de sonho, estrela de televisão, que ganhou espaço no seu pequeno coração. Retrai o aparo. Ela não gosta de se ver no blog. Volta a sorrir. Repara no seu portátil do trabalho. Sorri pois claro. O CC lutou muito este ano. Não esquece aquela fantástica  mulher que conheceu. Aquela em quem viu o que ninguém vê. Sorriu. Afinal foi um maravilhoso se. Vai guardar essa história. Preparou um conhaque. Recordou coisas más de 2016. Aquela recaída foi o pior. Mas, voltou a sorrir. Recostou-se na cadeira, para ele 2016 fê-lo mais forte. Levantou-se e foi à sua varanda. Acendeu a cigarrilha. Largou o fumo lento, arrastou para perpetuar o momento. Os filhos, o que cresceram em 2016, arrancou-lhe novo sorriso. São o melhor do mundo. Voltou para a mesa. Ia escrever. Foi a grande conquista do CC no ano passado. E voltou a devorar livros, romances, o Saramago e o Pessoa. Nisto o CC olhou para mim, de dentro para dentro. Então e  este grande conforto. A Isabel Pires, a Laura Ferreira, a Carla simples, o Manel Mau Tempo, a AC, a ana, a Alaska, o Observador, a deep, o  Impontual, a luisa, a Gaja Maria, o FATifer, a noname, a beijo molhado, a Cuca a Pirata, a Helena, o Poeta, a Maria, a Sandra Louçano, a Tétisq, a S, o Antunes Ferreira, a Fátima Abreu Ferreira... tantas razões para sorrir. Onde andará o C.N Gil?

Depois pensou: que todos tenham um bom 2017 assim, cheio de razões para sorrir, como foi 2016.

Voltou para as leituras e para a escrita, o seu pequeno mundo encantado, de personagens e histórias.

miguel bondurant,
contrabandista




20 comentários:

  1. Bom olhar de dentro para dentro, para balizar a nossa relação com o mundo.
    Continuamos por aqui e isso é muito bom!
    Bom ano, conta corrente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tu não me faltes Isabel :) e já será um bom motivo para sorrir em 2017.
      E sim é bom balizar, nem que seja o usando o calendário para isso.

      Eliminar
  2. CC que bonito. Parece uma cantiga, parece música e parece-me feliz.
    Fico feliz, também, por estar nesse rol de gente fantástica (sim, para mim também o são e muito, acrescentaram tanto à minha vida) e o meu desejo é que continues a ter um ano fantástico.
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há algo que 2016 me ensinou foi ser feliz com o que há. Sim haverá sempre algo que não corre bem, mas o que faz sentido é sorrir pensando no que há de bom.

      Eliminar
  3. CC, desejo-te um ano lindo, cheio de sorrisos, sonhos e palavras. :)

    Deixo-te um beijo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também para ti. Que em 2017 toques mais violino e que alcances esse amor que tarda.

      Beijo e tudo de bom.

      Eliminar
  4. Bonita partilha, CC, obrigada:)
    Deixo os meu desejo de um excelente ano de 2017.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Que em 2017 continue a perpetuar momentos, meu caro CC.

    Bom ano.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Que 2017 nos permita continuar a ler-mo-nos e a ver-mo-nos por estes bairros blogueiros, com brilho de estrelas, belos luares, muitos cadernos de escrita e palavras sempre reinventadas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será muito bom luisa :)

      Tudo de bom para ti!

      Eliminar
  7. pois lamento informar que 2017 já nã está disponível para consumo, foi retirado, tipo o chocolate da ferrero no verão... mas se 2016 deu mais pra sorrir do que para chorar, atão que 2018 seja melhor... ou igual :)
    bom ano pá!

    ResponderEliminar
  8. Ímpar... Bom grande MMT com ou sem calendário vamos sorrindo!

    Bom ano pois então :)

    ResponderEliminar
  9. Estou a contar que 2017 seja ainda melhor, caro Miguel, Que daqui a um ano estejamos aqui a atestar a veracidade destas afirmações. :)


    (o C.N.Gil, está bem e recomenda-se ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estarmos cá já vai ser por si bom.
      Espero que continues a escrever! [deves-me um autógrafo]
      E fico feliz por saber que o amigo C N Gil está bem. Obrigado Carla ;)

      Eliminar
  10. Bom Ano CC e que sejam só sorrisos a preencherem cada dia deste 2017.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos sorrisos também para ti em 2017
      :)

      Eliminar
  11. Meu caro,

    Honras-me ao me incluir no rol dos que citas. 2016 foi um ano que não esquecerei e tenho todas a razões para considerar que 2017 será, como dizes, um ano em que terei ainda mais razões para sorrir. Assim possas dizer o mesmo! ;)

    Um forte abraço

    PS – confirmo o que afirmou a Carla, o C. N. Gil está bem. É pena que certas parvoíces nos tenham privado da sua escrita mas a vida tem destas coisas…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que daqui por um ano estejamos todos a sorrir.
      Fico feliz por saber que o C N Gil está bem.
      Abraço

      Eliminar