"Se eu te pudesse dizer
o que nunca te direi,
tu terias que entender
aquilo que nem eu sei."
Fernando Pessoa

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A não premonição.



Post estranho... pela falta de gente no restaurante, para observar, conversar e trocar banalidades, transcrevo um pensamento rápido à entrada do café.

Repito a foto... Afinal afinal estava a pensar.

Ontem acordei triste. Não. Triste é demasiado. Havia uma angústia inexplicada. Ia e vinha. Assim foi ao longo do dia. Era uma dor fraca, sem origem, qual agulha de sangue.

O dia correu na ignorância, e com o teatro habitual, ao estilo dos pinguins de Madagáscar:  "é só sorrir e acenar, sorrir e acenar".

Liguei aos três Amigos, que tenho. Afinal podia ser uma premonição. Estava tudo bem, todos o disseram. Antes assim. O presságio angustiante, esse estava lá, na mesma.

Não gosto do mundo do premonitório. Não joga com a minha capacidade de análise dos olhos, e do ler nas entrelinhas de quem circula por perto. E se eu sou bom nisso (e sou. não por reconhecimento próprio mas dito por muitos outros, e não gosto de falsa modéstia).

A seguir ao jantar, envio um sms. Desconfiava, e lá veio a resposta esperada por short message service.

Não era grave, isto é, não era presságio. Era a conclusão aproximada, e numa versão melhor, de um desfecho há meses vaticinado, numa correcta análise de uma pessoa.

Não vi chegar, porque faz meses que desliguei, da pessoa. Oxalá a pessoa saiba ler o que lhe aconteceu. Que perceba a sorte e a nova oportunidade. Ou se bem conheço... Não vai perceber.

Conclusão, não gosto destas angústias nem de premonições.

Para isso já basto eu próprio, e a selva de gente que em mim habita.

10 comentários:

  1. O sexto sentido a funcionar em pleno. Também tenho disso :)

    Votos de um Bom Natal, doce e quentinho, caro CC.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Té

      É verdade, mas não gosto. Prefiro certezas :) sexto sentido é estranho.

      Bom Natal

      Eliminar
    2. (CC, nada a ver com este post, mas por falar nisso e voltando ao tema filmes O Sexto Sentido com Bruce Willis é um bom filme.)

      Eliminar
    3. Não conheço.
      Mas vou procurar :)

      Eliminar
  2. Eu acredito que os pressentimentos não devem ser ignorados. Essa sensação de inquietação que muitas vezes surge, sem explicação, pode ser uma advertência. Melhor é sempre considerá-la.

    Beijos!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Helena... eu sei mas não gosto!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Mas um pressentimento pode ser um sinal de que há algo mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na muche Redonda.

      Mas estou a fugir disso :)

      Eliminar
  4. Por acaso é raro ter um pressentimento. O meu sexto sentido costuma estar sentado na Lua. :)

    CC, desejo-te um feliz natal. E um 2017 recheado de coisinhas boas. :)

    Deixo-te um beijo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em mim também o é. E ainda bem.

      Feliz Natal :)

      Beijinhos

      Eliminar