"Se eu te pudesse dizer
o que nunca te direi,
tu terias que entender
aquilo que nem eu sei."
Fernando Pessoa

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

a criação de Eva


Michelangelo, A Criação de Adão


Sentei-me com uma missão. Folha branca, sempre. Ponta fina, preta. É no silêncio da noite, no escuro, que vais nascer. É a minha hora. Criar, riscar, fazer nascer ou matar. Dou-te um nome. Vais ter um corpo, um cheiro, uma vida. Serás uma bela criação. Serás a mulher ideal. Não, ideal não. Ninguém é perfeito. Vou pôr-te defeitos também.

Terás olhos azuis e cabelo negro. Disso não abdico. Os teus olhos terão tanto de paixão como de frieza. Serás dinâmica, forte e determinada. Insensível por vezes, serás cruel. Não, tanto não. Ou sim, sim serás isso e mais. Volto a riscar a folha, recomeço. Estou exigente. Quero apaixonar-me por ti. Enfim, já estou. Mais uma linhas.

Será isso?
É escrever.
Fazer de deus pequeno
numa folha de papel branco, liso.
Será isso?
Uma manipulação dos seres que criámos,
qual marionetas, manietadas, sem dó.
A voarem nas linhas, ao sopro da ponta fina, preta.

És perfeita. Não és. És o que és. És o que eu criei.

Deixas-me cansado.

Só queria uma mão de Deus, para me ajudar, para criar mais uma Eva.

Eva não, serás Laura. O nome há muito que fora escolhido.

8 comentários:

  1. Hehe, acho que criaste a versão genuína da mulher dos dias de hoje, ora doce ora agreste...A mulher felina :)
    O nome é bonito:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, doce e agreste.
      É trabalhosa.

      Eliminar
  2. eu sou suspeita, mas gosto muito do nome :)
    boa semana, CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia uma ideia de mulher, no sentido lato.
      Depois veio o nome. Nome esse para mim que traduz um lado meigo e sensível, mas também determinação e garra.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Luisa ambos.

      Aí é que está o prazer :)

      Eliminar
  4. desejo-te que a encontres, sem a criares :)
    bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente a vida tem feito bem o seu papel.

      Umas materializam-se, outras nascem só no papel.

      Bom dia :)

      Eliminar